Pense

Pense

0
Um medicamento comumente usado para tratar diabetes tipo 2 pode controlar os níveis de colesterol LDL...













Metformina, um dos medicamentos mais utilizados para o diabetes tipo 2, tem um efeito positivo sobre o colesterol LDL, bem como de glicose no sangue, de acordo com pesquisa publicada na Diabetes Care [1] em 5 de Agosto de 2015.

Pessoas com diabetes tipo 2 estão em maior risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, e controlar os seus níveis de colesterol, principalmente o LDL colesterol mais prejudicial.

"Controlar o colesterol é muito importante para todos os tipos de diabetes. Mantendo o colesterol sob controle pode ajudar a reduzir o risco de complicações, como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e cegueira ", diz Douglas Twenefour, consultor clínico da Diabetes UK.

A metformina foi descrita pela primeira vez na literatura científica em 1922 e tem sido usado para tratar diabetes tipo 2 desde a década de 1950, diminuindo os níveis de glicose e melhorar a sensibilidade à insulina. A análise dos dados do estudo UKPDS 34 [2] mostrou que a terapia intensiva com metformina reduz significativamente os pontos relacionados com a diabetes finais e mortes, e uma meta-análise de ensaios clínicos descobriram que a droga poderia também significativamente mais baixos níveis de colesterol total e de LDL [3 ]. No entanto, seu mecanismo de ação sobre os lipídios do sangue ainda não é compreendido.










Para tentar descobrir mais sobre como uma única droga pode ter um impacto sobre dois aspectos completamente diferentes da doença, os pesquisadores buscaram dados sobre pacientes tratados com metformina com diabetes tipo 2 que não estavam usando insulina do Health Research Cooperative na Região de Augsburg (KORA) coorte. Esta foi uma coorte de base populacional em grande escala seguidas entre 1999 e 2001, e os pesquisadores analisaram os perfis genéticos e metabolômica dos pacientes.

A equipe descobriu que os pacientes com diabetes tipo 2 tratados com metformina tinham níveis mais baixos de três metabolitos de colesterol, juntamente com mais baixos níveis de colesterol LDL. Os resultados apontaram para a metformina age através da via da proteína quinase ativada por AMP, e vai ajudar a saber mais sobre a droga. No entanto, eles não fornecem provas suficientes para a prescrição de metformina para controlar o colesterol, de acordo com Twenefour.

"Os resultados do estudo são interessantes e acrescenta ao que sabemos sobre os benefícios de metformina e os mecanismos pelos quais ela tem efeito, mas novas pesquisas, incluindo resultados de grandes ensaios clínicos, que serão necessários para mostrar de forma conclusiva que a metformina poderia ser usado diretamente para proteger as pessoas de doenças cardiovasculares - tais ensaios estão em curso no momento ", acrescenta Twenefour.

Referências:

[1] Xu T, Brandmaier S, Messias AC et al. Os efeitos da metformina sobre perfis de metabólitos e colesterol LDL em pacientes com diabetes tipo 2. Diabetes Care 2015. doi: 10,2337 / dc15-0658.

[2] Genuth S, Eastman R, R Kahn et ai. Implicações do Reino Unido diabetes estudo prospectivo. Diabetes Care 2003; 26 (1): S28-32.

[3] Wulffele MG, Kooy A, De Zeeuw D et al. O efeito da metformina sobre a pressão arterial, colesterol plasmático e triglicerídeos no diabetes mellitus tipo 2: uma revisão sistemática. J Intern Med 2004; 256 (1): 1-14.

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Não publicamos neste blog comentários com palavras de baixo calão, denúncias levianas e troca de ofensas entre leitores.